segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sobre ETs made in America


Eu não sei o que está acontecendo com o Warner Channel, mas a impressão que tenho é que o canal tem adquirido somente as séries mais toscas dos estúdios americanos. Aquelas que ninguém quer e que custam baratinho, sabe?
Nos últimos dias vi vários comerciais sobre as novas séries e me pareceram, todas, muito caídas.

Aliás, entre as que já estrearam tem uma que merece um comentário personalizado: "Aliens in America". É sobre como a chegada de um aluno de intercâmbio à casa de uma família americana transforma a vida do filho do casal em um verdadeiro martírio. Isso porque o aluno é do Paquistão.
Quando o menino chega, além da decepção de todos os membros da família (com o fato que ele não é um europeuzinho, loiro e de olhos azuis) ele começa a passar por pequenas situações humilhantes, como limpar a sala enquanto o pai da família (Scott Patterson, AKA Luke Danes, de "Gilmore Girls") supervisiona o serviço sentado em sua poltrona. Depois é a vez da mãe tentar mandar o menino de volta para a sua terra distante, sem motivo aparente.
É claro que ao final do episódio todo mundo se sensibiliza com o tipo de vida que o menino levava em seu país pobre e sofrido e decidem, com toda a bondade de seus corações, mantê-lo na América.
Fala sério: em 30 minutos de série (afinal, não consegui assistir muito mais que isso) aquela típica família americana conseguiu transbordar litros de preconceito por suas cercas brancas. É claro que essa situação só está ali porque de fato ela existe nos Estados Unidos, mas acho que uma série para o público teen (porque não a vejo como uma atração para adultos) não deveria ocupar-se de reforçar o preconceito que toma conta da América. E "alien", pra mim, só pode ser o alienado que escreveu essa porcaria (que, por sinal, já foi cancelada. Ufa).

*Comentário express sobre uma série que estava passando no sábado à tarde no mesmo canal (para quem não assiste muito TV paga: "série que passa no sábado à tarde" = fracasso). "Life is Wild" me pareceu ser bem bacaninha. É sobre uma família que por algum motivo (que eu não sei porque eu peguei o episódio começado) decide se mudar para uma reserva animal na África. Com menos preconceito que a "Aliens in America", essa série me pareceu ser mais sobre as relações familiares e como elas mudam de acordo com o ambiente em que se vive. O destaque é para a participação da Stephanie Niznik, a ex-Nina-de-Everwood.
Mas não se empolguem. Como eu disse, série de sábado à tarde está fadada ao fracasso: "Life is Wild" já foi cancelada nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: